Central de Atendimento

Manter um atendimento parece ser um uma tarefa fácil, mas são tantas variáveis que a prática de prestar um atendimento pode dar muito errado, sabia? 

É justamente por isso que precisamos entender melhor como não devemos nos portar durante esse momento, que pode ser crucial para qualquer empresa. 

Com este pensamento em mente, o post de hoje é dedicado para você que precisa entender um pouco mais sobre práticas que precisam ser evitadas durante um atendimento, visando sempre manter a qualidade e funcionalidade do serviço. 

Tudo pronto? Tenha uma boa leitura! 

1 Não se apresse!

Nós temos a ilusão que qualidade é diretamente relacionada a um atendimento veloz. Parcialmente, sim, mas é muito mais que isso. 

Prestar um atendimento exige cuidado, tomando o tempo necessário para fazer dele 100% funcional. Não adianta correr se o serviço não valerá de nada! 

Então valorize o tempo e transpareça para o cliente o porquê do atendimento tomar um pouco mais de tempo. Com um diálogo sincero, ele não só entenderá como dará mais valor para essa preocupação real. 

2 Tenha total controle de seu tom de voz 

Por não se tratar de um atendimento presencial, o tom de voz se torna o rosto do atendente. O que isso significa? 

Que o tom de voz é totalmente ligado a como o diálogo está: mais calmo, agressivo, sem paciência, exaustivo e etc. 

Desta forma, basta utilizar a entonação errada e tudo pode se perder, inclusive gerando brigas, discussões e reclamações.

As palavras podem ser facilmente mal interpretadas, cabendo ao atendente manter o tom da conversa o mais amigável, gentil e educado possível, evitando assim que o cliente pressuponha o que não condiz com a realidade. 

Vários casos de ouvidoria, por exemplo, são reclamações de atendimentos que foram mal interpretados, e isso pode ser muito prejudicial para sua empresa. Fique atento! 

3 A apatia é um grande problema

Parte de realizar um atendimento é estar conectado com o que o cliente tem a dizer, precisa dizer e, principalmente, precisa resolver. 

Isso significa que a empatia é essencial, onde o atendente tem como obrigação se colocar no lugar do cliente e entender porque ele fez aquele contato, o que ele precisa e como a empresa em questão pode ajudá-lo. 

É por isso que a contratação é um fator importante: quanto mais sua equipe de atendimento estiver conectado com sua empresa, melhor a chance de ele entender o que a empresa oferece e acreditar naquelas soluções. 

4 Cliente esperando? Não! 

Filas de espera são normais para atendimentos de alta demanda, e por isso este tópico não pode ser confundido: esperar um atendimento é diferente de esperar em um atendimento. 

As duas situações podem ser incômodas para o cliente, principalmente quando o tempo de espera é longo. Mas em um modo geral, os atendimentos demorados e que parecem nunca chegar a resultados são mais incômodos que aguardar em uma fila. 

Sabe a história que “brasileiro adora uma fila”? Ela funciona para chamadas telefônicas também! Por isso, tenha atendimentos objetivos, bem informativos e permita que o cliente entenda cada minuto daquela chamada. 

Além disso, o próximo tópico é essencial para qualquer atendimento, veja.

5 O despreparo é inaceitável! 

Pior que ter um atendimento demorado, é ter um atendente despreparado para aquela função, seja ele ativo ou receptivo. 

Assim, antes de possuir um atendimento é preciso compreender que o treinamento é de extrema importância para o bom funcionamento do negócio. Esteja preparado! 

Esse investimento pode ser mais caro, mas certamente traz mais retornos para a empresa, tanto financeiros quanto sobre ao reconhecimento da marca no mercado. 

Uma solução para esse investimento é contratar uma empresa como a Primex, totalmente especializada em prestação de atendimentos! 

Com centrais de call center e outros serviços telefônicos, você poderá investir em um atendimento terceirizado capacitado e treinado para representar sua empresa nos canais telefônicos, um dos principais meios de comunicação entre clientes e empresas até hoje. 

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