Manter um atendimento parece ser um uma tarefa fácil, mas são tantas variáveis que a prática de prestar um atendimento pode dar muito errado, sabia?
É justamente por isso que precisamos entender melhor como não devemos nos portar durante esse momento, que pode ser crucial para qualquer empresa.
Com este pensamento em mente, o post de hoje é dedicado para você que precisa entender um pouco mais sobre práticas que precisam ser evitadas durante um atendimento, visando sempre manter a qualidade e funcionalidade do serviço.
Tudo pronto? Tenha uma boa leitura!
Nós temos a ilusão que qualidade é diretamente relacionada a um atendimento veloz. Parcialmente, sim, mas é muito mais que isso.
Prestar um atendimento exige cuidado, tomando o tempo necessário para fazer dele 100% funcional. Não adianta correr se o serviço não valerá de nada!
Então valorize o tempo e transpareça para o cliente o porquê do atendimento tomar um pouco mais de tempo. Com um diálogo sincero, ele não só entenderá como dará mais valor para essa preocupação real.
Por não se tratar de um atendimento presencial, o tom de voz se torna o rosto do atendente. O que isso significa?
Que o tom de voz é totalmente ligado a como o diálogo está: mais calmo, agressivo, sem paciência, exaustivo e etc.
Desta forma, basta utilizar a entonação errada e tudo pode se perder, inclusive gerando brigas, discussões e reclamações.
As palavras podem ser facilmente mal interpretadas, cabendo ao atendente manter o tom da conversa o mais amigável, gentil e educado possível, evitando assim que o cliente pressuponha o que não condiz com a realidade.
Vários casos de ouvidoria, por exemplo, são reclamações de atendimentos que foram mal interpretados, e isso pode ser muito prejudicial para sua empresa. Fique atento!
Parte de realizar um atendimento é estar conectado com o que o cliente tem a dizer, precisa dizer e, principalmente, precisa resolver.
Isso significa que a empatia é essencial, onde o atendente tem como obrigação se colocar no lugar do cliente e entender porque ele fez aquele contato, o que ele precisa e como a empresa em questão pode ajudá-lo.
É por isso que a contratação é um fator importante: quanto mais sua equipe de atendimento estiver conectado com sua empresa, melhor a chance de ele entender o que a empresa oferece e acreditar naquelas soluções.
Filas de espera são normais para atendimentos de alta demanda, e por isso este tópico não pode ser confundido: esperar um atendimento é diferente de esperar em um atendimento.
As duas situações podem ser incômodas para o cliente, principalmente quando o tempo de espera é longo. Mas em um modo geral, os atendimentos demorados e que parecem nunca chegar a resultados são mais incômodos que aguardar em uma fila.
Sabe a história que “brasileiro adora uma fila”? Ela funciona para chamadas telefônicas também! Por isso, tenha atendimentos objetivos, bem informativos e permita que o cliente entenda cada minuto daquela chamada.
Além disso, o próximo tópico é essencial para qualquer atendimento, veja.
Pior que ter um atendimento demorado, é ter um atendente despreparado para aquela função, seja ele ativo ou receptivo.
Assim, antes de possuir um atendimento é preciso compreender que o treinamento é de extrema importância para o bom funcionamento do negócio. Esteja preparado!
Esse investimento pode ser mais caro, mas certamente traz mais retornos para a empresa, tanto financeiros quanto sobre ao reconhecimento da marca no mercado.
Uma solução para esse investimento é contratar uma empresa como a Primex, totalmente especializada em prestação de atendimentos!
Com centrais de call center e outros serviços telefônicos, você poderá investir em um atendimento terceirizado capacitado e treinado para representar sua empresa nos canais telefônicos, um dos principais meios de comunicação entre clientes e empresas até hoje.
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