Já pensou em como pode ser difícil encontrar os melhores canais de atendimento para sua empresa, conseguindo assim criar um sistema inteligente e funcional de relacionamento?
Criar um relacionamento eficaz é desafiador, mas nem de longe é impossível! Por isso, este conteúdo é um guia dos melhores canais de atendimento para adotar em sua empresa, transformando-a em uma referência nessa área!
Boa leitura!
Antes de falarmos melhor sobre os canais e suas funcionalidades, é importante compreender que hoje, na era da internet, utilizar mais de um canal é essencial para conseguir atender todos os seus públicos.
Eles podem vir de diferentes plataformas, e estar preparado para atendê-los pode ser muito desafiador. Desta forma, compreenda a necessidade de sua clientela!
Um atendimento precisa não apenas ser objetivo, como também transparente, respeitoso e honesto (veja os cuidados na hora de prestar um atendimento clicando aqui).
Assim, esteja disposto a ouvir seus clientes e compreender o que eles precisam, buscam e tente alcançar então o atendimento ideal.
Por isso, o chamado Omnichannel é importante: a integração de diferentes canais independentes mas que se comunicam em perfeita harmonia faz toda a diferença na experiência de seu cliente.
Assim, valorizar o sentimento de seus clientes será essencial para gerir um atendimento em múltiplas plataformas, mas sem perder o foco ou causar o sentimento de interrupção. Saiba então que o cuidado com as informações será obrigatório!
Entendendo este conceito, podemos falar mais sobre os canais mais comuns hoje, veja a seguir.
Uma das principais maneiras de se comunicar hoje, a ilusão que os e-mails foram mortos por redes sociais ou aplicativos de web chats é uma gigantesca ilusão.
Excelentes para gerar histórico de informações, documentações e afins, os e-mails são tão funcionais para a empresa que até mesmo o setor de vendas utiliza dessa plataforma para melhorar o relacionamento com os clientes e oferecer novos produtos.
Assim, atente-se sempre em criar uma comunicação cordial e não bombardeie seu cliente com e-mails desnecessários. Seja objetivo e direto, mantendo sempre a comunicação amigável!
Cargo chefe de praticamente todas as empresas (mas lembre-se, não é necessário estar em todas as redes, apenas nas mais relevantes para seu público), manter um bom relacionamento com seus clientes por aqui é essencial.
Usadas para diferentes planejamentos (seja vendas, relacionamento, ofertas, engajamento, causas e muito mais), as redes sociais é hoje muito visada para criar uma comunicação mais veloz.
Os clientes gostam de agilidade em suas transições, ninguém gosta de perder tempo. Por isso, lembre-se sempre de estar atento a suas redes sociais, responder comentários e DM’s, por exemplo.
As duas plataformas de diálogo mais usadas no Brasil, os dois aplicativos são parecidos e muito importantes para um bom atendimento hoje em dia.
O whatsapp é mais comum, e não é difícil encontrar em sites e blogs botões que levam direto a contatos com consultores especializados, centrais de atendimento via chat e muito mais.
O telegram é menos popular, mas possui tantas possibilidades que não pode ficar fora de seu radar. Na plataforma você pode criar grupos de até 200 mil pessoas, realizar chats mais controlados e até mesmo grupos específicos, o que ajuda muito na hora de segmentar seu público.
Antes de utilizar, pesquise bem qual é mais comum entre seu público e faça bom proveito dessas duas plataformas!
Impossível não falar desse meio de comunicação tão importante. O telefone é ainda o principal meio para realizar atendimentos, independente da área, já que mesmo com o avanço da tecnologia, ele se renova a cada dia.
Isso porque o contato humano ainda é a melhor maneira de tratar assuntos, e as pessoas se sentem muito mais valorizadas quando o atendimento é personalizado.
Essa personalização é ainda um grande diferencial, e pode ser explorada de diferentes maneiras (inclusive, é importante nos demais canais de atendimento também).
Empresas com grande gama de clientes, por exemplo, podem tirar grande proveito das centrais de call center, que serão peça chave para manter a qualidade do atendimento sem comprometer a imagem da empresa.
A terceirização desses atendimentos pode ser a melhor escolha a se fazer, e é muito importante conversar com um especialista sobre o porquê dessa escolha. Ela geralmente é mais barata, mais prática e funcional para as empresas, sendo um investimento inteligente.
Já pensou em quais canais de atendimento são mais importantes para sua empresa? Já utiliza algum e precisa de aprimorá-lo para melhorar o relacionamento com seus clientes?
A Primex é especialista em atendimento terceirizado, call center e muito mais! Que tal elevar seus atendimentos e fazer sua empresa se destacar em seu mercado de atuação? Fale conosco clicando aqui e saiba como poderemos te ajudar a crescer!